sábado, 4 de fevereiro de 2012


Se for pra ler jornal, leia de forma crítica

Em primeiro lugar a gente fica informado de verdade quando lê um livro, e não um jornal. Em segundo, se for ler um jornal que seja de forma crítica. Aceitar como verdade absoluta tudo aquilo que ele diz é muito ingenuidade ou até mesmo burrice. 

Não sei se você já parou pra pensar "para que(m) serve o jornal?". Eu já. E sinceramente eu vejo, leio, tento, mas não consigo achar muita utilidade. O mundo obriga a gente a ficar atualizado, mas com a maioria das notícias que andam por aí... não vejo muita necessidade ficar atualizado. Não digo que nada preste, que nada sirva. Algumas coisas eu posso tirar pra minha vida, mas a maioria não. Se você parar e prestar atenção nas notícias dos jornais (todos), as principais delas são: desastres naturais, assassinatos, curiosidades (insignificantes) e por aí vai. Nada disso é importante pra minha vida, pra nossa vida. Sinto muito por todos que morreram, mas a notícia do jeito que é passada não vai ajudar em nada. O jornal não faz a gente pensar. Faz a gente olhar o que está acontecendo e achar que é isso mesmo e nos levar cada vez mais ao pessimismo e conformismo. Isso sem contar na "politicagem" que muitos jornais tem. Os jornais estão deixando de ser do povo para ser de um político e outro. A gente já não recebe mais a informação da forma que deveria. Por isso é preciso ter cuidado. 

Acho os jornais tão perigosos a tal ponto de vê-los como instrumentos de manipulação. Eles têm essa força de pegar uma notícia e contá-la do jeito que bem entendem, do jeito que os interessa. Ora, se eu estou envolvido em alguma discussão séria e me perguntam o que aconteceu eu vou contar de acordo com aquilo que acho, tentando defender meu ponto de vista. Isso serve pra vida pessoal, não para um jornal. Jornal deve ser transparente, não politizado, impessoal, independente. Eles detém a informação e transmitem da forma que quiserem. Por isso se deve ter muito cuidado. 

Em fim, jornal tem que ser crítico e transparente. Não pode ser politizado. Se alguém conhece algum jornal assim, por favor me avise. Careço de boas e confiáveis informações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário